quarta-feira, 8 de junho de 2011

Actualizações e relatos!

#Acampada Barcelos continua!
PRÓXIMO FIM DE SEMANA, 10, 11 e 12 de JUNHO, HÁ CONCENTRAÇÃO PERMAMENTE/ACAMPAMENTO E ASSEMBLEIAS POPULARES às 16h e 21h30 no LARGO DO PORTA NOVA , BARCELOS.
Mobiliza-te , traz outro amigo também!

(texto enviado pelo Eduardo Velosa)
2ª assembleia (sab, 4 Junho, 16h)
Discutiu-se um texto do Boaventura Sousa Santos sobre a sociedade actual e a futura. A discussão passou pela contradição do sistema capitalista necessitar de um crescimento infinito e os recursos serem finitos, falou-se das mentalidades das pessoas mas a discussão centrou-se na educação como potencial motor de mudança social não sendo consensual.
Sairam as propostas de unidade de toda a comunidade escolar na luta pelo ensino, a necessidade de espalhar a capacidade de pensar e o convite a carvalho da silva e carlos silva para participarem nas assembleias, apresentando um tema.


(info enviada pela Andreia Ribeiro)
Retirados cartazes da acampada barcelos
Foram retirados do Largo do Porta Nova  os cartazes que anunciavam a próxima concentração e  assembleias populares da #acampadabarcelos .


(texto enviado pelo Miguel Ferreira)
nasce #acampadabarcelos - um relato

Depois de 3 dias intensos, 5 assembleias populares (que dado o ambiente intimista e informal acabarm mais por funcionar como "conversas abertas") criou-se um grupo de trabalho que decidiu democraticamente  continuar a ocupação do Largo do Porta Nova como motor para a construção de alternativas ao sistema capitalista onde as ideias e soluções concretas se distanciam dos slogans vazios e pensamento seguidista instalado na política e sociedade portuguesa.
  Apesar de se ter conseguido juntar 30/40 pessoas em algumas das Assembleias, votou-se democraticamente que acampada se voltará a mobilizar na próxima sexta, sabado e domingo, visto não se reunir condições para manter um acampamento permanente até ao proximo fim de semana ( das 8/10 pessoas que pernoitaram do acampamento, a grande maioria não estuda/trabalha em Barcelos). De assinalar uma breve (e casual) visita do sindicalista Carvalho da Silva, que demonstrou apreço e interesse pela iniciativa.
Mais que um protesto , a acampada tem sido a afirmação emancipatória e democrática de todos os activistas participantes , onde o espiríto crítico e efectiva aprendizagem são valorizados.
  Sem sectarismos ou preconceitos, perspectivas ideológicas diferentes que se batem contra o capitalismo , co habitaram de forma saudável e sobretudo produtiva.
Consegui-se por em contacto pessoas que incrivelmente não se conheciam (estamos a falar da pequena cidade de Barcelos!) e há agora um grupo de trabalho disposto a levar as coisas avante. Há essencialmente energia, solidariedade e pessoas VIVAS!
  Próximo fim de semana, dias 10, 11 e 12 de Junho há concentração permanente e Assembleias populares às 16h e 21h30. MOBILIZA-TE!
 

Solidários com os companheiros da #acampadalisboa

Na assembleia popular da acampada de Barcelos estamos solidários com todas as acampadas do país, em especial com a acampada do Rossio e com os colegas detidos, contra a vergonhosa carga policial exercida.
Este acto é anti-democrático e atenta contra as nossas liberdades. É inadmissível a detenção de pessoas que apenas protestam contra as condições miseráveis em que a maioria da população se encontra, e apenas o fazem de forma pacífica e ordeira.
O Artigo 45.º da Constituição Portuguesa diz que:
"1. Os cidadãos têm o direito de se reunir, pacificamente e sem armas, mesmo em lugares abertos ao público, sem necessidade de qualquer autorização.
2. A todos os cidadãos é reconhecido o direito de manifestação."
Como podemos assistir a este acto injusto e repleto de censura a vésperas de eleições?
Exigimos a reposição da legalidade e a libertação imediata dos colegas presos!



Fotos #acampadabarcelos - 3,4,5 Junho

Links: http://www.facebook.com/media/set/?set=oa.187969524585466   (fotos pedro rodrigues)  e      http://www.facebook.com/media/set/?set=oa.187740557941696 (fotos vasco santos)

Sem comentários: